quinta-feira, 26 de abril de 2012

Homossexualidade é doença?

Vou postar um vídeo bem esclarecedor,no ponto de vista científico.Em contrapartida temos Marisa Lobo que com sua "Psicologia Cristã" diz ter encontrado o" tratamento" para a homossexualidade.Assistam e leiam e tirem suas conclusões.Boa diversão...exercite sua mente !!!!



PSICOLOGIA PARA HOMOSSEXUALIDADE

Autor: Alessandro Vieira dos Reis*
Editora: Shirley Galdino

Há alguns meses me perguntaram via twitter o que eu achava do trabalho de uma psicologa chamada Marisa Lobo. Confessei nunca ter ouvido falar, e ela me foi apresentada pela seguinte descrição: “Ela usa da Psicologia Cristã e fala da cura de homossexuais”. Outro comentário me chamou a atenção: “Ela é uma versão feminina do pastor Silas Malafaia, que também é psicologo”. Curioso, fui checar do que se trata.
O conteúdo deste post é o resultado das minhas investigações sobre a obra de Marisa Lobo. No texto tratarei das bases teórico-metodológicas da chamada “Psicologia Cristã” e discutirei suas práticas, em especial quanto a ética e eficácia técnica da terapia para “cura da homossexualidade”. Nas considerações finais faço um alerta à comunidade científica relacionada à Psicologia no Brasil quanto à consolidação, por estas bandas, de uma nova modalidade de “Terapia Alternativa”.
Existe uma Psicologia Cristã?
Fiquei intrigado com a tal da Psicologia Cristã. Na minha graduação em Psicologia na UFSC cheguei a conhecer um grupo de cristãos evangélicos praticantes que se reunia uma vez por mês, numa espécie de sessão de terapia, para falar como manter a fé religiosa deles apesar do que aprendiam no curso de Psicologia. Através deles soube que nos EUA havia uma imensa demanda por aconselhamento pastoral, que pode ser descrito uma aplicação das práticas de Counseling em ambientes religiosos (especialmente igrejas evangélicas).
Tanto é que há naquele país pregadores famosos que falam a partir da Psicologia, como Roger Hurding, autor de “A Árvore da Cura” (Vida Nova,1995), que se trata de um manual de psicoterapia adaptada aos preceitos cristãos. O que muitas pessoas chamam de Psicologia Cristã não é um campo de conhecimentos distinto, bem delimitado, mas um conjunto difuso de aplicações dos conhecimentos da Psicologia em ambientes cristãos, filtrados por preceitos morais de uma comunidade específica.
Aliás o Brasil, sendo um país cada vez mais evangélico neopentecostal, possui uma grande e crescente demanda por serviços de psicoterapia e aconselhamento por e para membros de comunidades evangélicas. A psicologa cristã Marisa Lobo não é a única nesse mercado: é apenas a mais famosa, atualmente.E como veremos no final deste artigo, uma espécie de pioneira que tem tudo para ser amplamente imitada !

Continue lendo aqui...

Nenhum comentário: