quinta-feira, 25 de abril de 2013

60 impressões de uma brasileira sobre a IRLANDA



  60 impressões de uma brasileira sobre a IRLANDA Continuando nossa série de posts pelo mundo, agora é a vez da publicitária Renata Lessa dar a sua contribuição diretamente da Irlanda, onde mora há quase dois anos, estuda Business, trabalha com Au Pair e tem o blog “A vida secreta de Renata Lessa“.
60 fatos sobre a Irlanda
1 – Aqui tem animais silvestres vivendo soltos pela cidade, como esquilos e raposas.
2 – Aqui as pessoas não se importam com pombos, eles alimentam os pombos nos parques. Mas detestam esquilos! Ah, e os esquilos e as abelhas daqui são exatamente como os de desenho animado.
3 – Aqui a gente precisa pagar para que o lixo seja recolhido nas casas. E precisa que o lixo seja separado entre seco e orgânico para que a coleta seja feita. Obrigatoriamente.
4 – O Sistema bancário está sendo modernizado, mas até pouco tempo atrás recebíamos as cartas do banco fechadas com durex e as pessoas preenchiam os cheques a lápis!
5 – Os Irlandeses confiam muito nas pessoas e normalmente são muito confiáveis. Se algo foi combinado, mesmo que apenas verbalmente, isso vai ser cumprido.
6 – Aqui existe uma marca de camisinha chamada Durex. Isso causa uma certa confusão quando os brasileiros chegam aqui.
7 – Aqui as pessoas são muito, muito educadas. Eles pedem “sorry” por qualquer coisa, mesmo que às vezes tu que tenha empurrado elas sem querer na rua. Mas ao mesmo tempo, eles falam tanto sorry pra tudo, que às vezes eu vejo que o sorry não tem significado nenhum, é só uma palavra que é usada porque eles já estão acostumados a usar.
8 – Os Irlandeses desperdiçam muita comida. Dá muita dó ver o quanto de comida boa que eles jogam. Eles têm mania de servir muito mais do que querem nos pratos e simplesmente jogam tudo fora.
9 – Refeição para eles significa que tem que ter batata. Batata preparada com manteiga é melhor ainda. Eles comem tudo com batata e eles comem batata todo dia! É o arroz com feijão deles!
10 – Aqui as pessoas bebem muito. Muito. Muito mesmo. Tudo é razão para beber. Batizado, casamento, funeral….

11 – Por conta do excesso de bebida consumido, existem muitas leis que restringem o horário de compra e o horário das festas. Aqui as festas começam cedo e terminam cedo. E os bares e danceterias são obrigados por lei a fechar às 3h da manhã ou eles levam multa.
12- Falando em leis, aqui as pessoas respeitam as leis. Se eles vão beber (ou seja, sempre), eles voltam de táxi pra casa. E ninguém acha isso ruim! E eles param na sinaleira à noite esperando que o sinal fique verde. Mesmo que não tenha mais nenhum carro na rua.
13 – Os irlandeses amam esportes. Mas pelo que eu percebi, eles não são bons em nenhum! É comum vê-los nos pubs torcendo por algum time qualquer da Europa. Eles estão lá é pela bebida, afinal! E eles amam rúgbi, jogam nas escolas e os jogos das ligas estudantis são tão importantes quantos os profissionais e também passam na televisão.
14 – Aqui a policia é pacifica e eles não usam armas. Eles protegem a população e as pessoas se sentem seguras.
15 – Esta é uma das maiores diferenças que eu senti morando aqui. Eu posso andar sozinha na rua de madrugada sem medo. A sensação de segurança é muito grande!
16 – Os irlandeses não são lá muito higiênicos. Eles não tomam muitos banhos e os dentes deles são horríveis. Não só pela escovação, mas as crianças não usam aparelhos nos dentes, as pessoas têm dentes tortos, não há nenhuma preocupação em relação a isso, independente da classe social.
17 – Aqui o inverno é muito frio, sério, é muito rigoroso e os dias tem apenas 4 ou 5 horas de luz. Aí no verão muda e os dias são longos e a noite tem apenas 4 ou 5 horas. Mas nunca fica realmente quente.
18 – Aqui, na parcela mais pobre da população existem os knackers, que são jovens de mais ou menos 12 a 18 anos que se vestem de Adidas e cometem alguns delitos pela cidade. Eles odeiam estrangeiros porque cresceram com a ideia de que os estrangeiros que moram aqui roubam os trabalhos deles, mas eles não estão realmente procurando por emprego. Só por confusão!
19 – Aqui tem muito pub e muita igreja. A cada esquina tem um pub e uma igreja. A diferença maior é que aqui se paga pra entrar e conhecer as Igrejas, mas nunca é cobrado pra se entrar num bar. Adivinha aonde as pessoas vão?
20 – Falando em pub, uma coisa muito legal é que, como os lugares não cobram consumação nem ingresso pra entrar, quando tu vais pra alguma festa, tu nunca fica realmente em um lugar. Tu encontras teus amigos pra uma pint em um pub, aí vai beber em algum lugar, depois vai dançar em outro. Sair à noite aqui significa ir a mais de um lugar!
21 – Os Irlandeses reclamam muito da crise. Mas todos têm bons carros, boas casas, acesso a boa educação. Mas ao conversar com eles, tu descobres que a crise pra eles é que, antes da crise eles saíam todas as noites e agora eles só podem sair quatro noites por semana. Eles ficam indignados!
22 – Aqui os pedintes de rua são todos loiros de olho azul. E como as coisas são baratas aqui, às vezes eles estão pedindo esmola usando um Nike. Eles não sabem o que é ser mendigo!
23 – Falando em pedintes, aqui o governo dá uma ajuda de custo a todos aqueles que precisam. E a ajuda é vitalícia e abrange várias coisas. Eles tem a bolsa-desemprego, bolsa-moradia, bolsa-filho e por aí vaí.. A ajuda do governo é tão boa que tem gente que prefere ficar sem trabalhar para continuar recebendo a ajuda. Depois eles não sabem por que estão em crise..
24 – Os Irlandeses não são ruivos de olhos azuis. Existem alguns ruivos. Existe muita gente de olho azul. E alguns poucos são ruivos e tem o olho azul.
25 – Aqui as pessoas têm muitos filhos, mesmo nos dias de hoje. É comum ver casais com 4, 5 filhos andando na rua. E os carrinhos de bebê chegam a ter dois andares!
26 – Alguns pais passeiam com os filhos levando eles numa coleira. Eu fiquei muito chocada quando vi isto pela primeira vez.
27 – Aqui muitas mães não trabalham e elas buscam os filhos na escola no meio da tarde!
28 – Aqui as crianças ficam na escola até as 15h e depois disso elas vão pras atividades esportivas. Eles praticam muitos esportes e é comum ver neste horário mães e babás carregando as crianças de um lado pra outro.
29 – A maioria das famílias aqui que têm filhos tem uma Au Pair. A Au Pair é a babá, que fica responsável por cuidar dos filhos enquanto os pais estão no bar, digo, no trabalho. Elas normalmente moram na mesma casa da família com que trabalham e a maioria são brasileiras.
30 – A maioria das casas Irlandesas em que eu estive eram muito bagunçadas e sujas. Eles não se importam muito com isso. A ideia de organização deles é nem diferente da nossa. As coisas só precisam estar arrumadas, no lugar. Não necessariamente limpas.
31 – Aqui é o lugar no mundo em que mais se vende produtos para bronzear a pele instantaneamente. As meninas são laranjas, é horrível, é muito falso. Mas aqui quase não tem sol, então eu até compreendo. Elas não fazem ideia de como deveria ser um bronze de verdade!
32 – Aqui as meninas quando se arrumam pra sair, ficam pior que qualquer periguete. É comum ver peitos e bundas de fora enquanto elas tentam se equilibrar nos saltos altíssimos usando penteados e cílios postiços. E elas andam quase peladas em temperaturas abaixo de zero. A diferença entre elas e as periguetes brasileiras é que elas se dão mais respeito.
33 – Aqui os homens são extremamente tímidos pra chegar numa mulher. Então eles começam a beber pra criar coragem. Só que quando isso acontece eles estão tão bêbados que tu não consegue entender o que eles falam.
34 – Aliás, o inglês deles é horrível. É trancado, difícil de entender. A gente brinca que tu sabes que finalmente aprendeu inglês quando consegue entender um irish bêbado! Ou quando consegue entender um Irish. Dá na mesma! Mas eles tem muita diferença de sotaque de uma cidade pra outra, as vezes muitas diferenças de sotaque dentro da mesma região. E fica realmente muito difícil entender o que eles estão dizendo.
35 – Aqui eles têm um respeito enorme pelas tradições deles, pela cultura. Eles fazem de tudo pra manter isso vivo e é comum ter festivais tradicionais. Em qualquer lugar do país que tu fores vais ver os mesmo símbolos, sons, isso é legal, pois gera uma identificação muito grande.
36 – Aqui não há uma diferença social muito grande entre ricos e pobres e as pessoas frequentam os mesmos tipos de lugares, fazem compras nos mesmos lugares, se vestem da mesma forma, ouvem o mesmo tipo de som.
37 – Aqui eles não dão muita bola para o que as pessoas estão vestindo. Tem diretor de empresa que vai com roupa rasgada, meninas vão de roupa curta pro trabalho. Como muita gente vai de bicicleta pro trabalho, é normal ver executivos com roupa de trabalho e tênis. E ninguém faz fofoquinha. Porque o que importa é o teu rendimento, as pessoas não se importam muito com o que tu faz fora do trabalho ou como tu te veste.
38 – Uma diferença grande que senti é que eles não têm muitos processos pras coisas. É tudo muito fácil de resolver, não tem que ir a vários lugares, falar com várias pessoas e assinar vários papéis. Se tu tiveres a documentação certinha, consegue fazer um documento, abrir uma conta, tudo no mesmo dia, sem muita demora.
39 – Outra diferença é que normalmente eles estão mais preocupados em resolver as coisas do que respeitar o processo. Mesmo que exista um processo, se há um problema eles querem que tu resolvas, e não que tu fiques preso ao teu papel e fazendo a tua parte só do processo. Não importa como vai ser feito. Resolvendo, está bom. O ruim disso é que, às vezes por não cumprir protocolos, as coisas têm que ser feitas mais de uma vez.
40 – Os eventos aqui são muito bem organizados. Desde um show até uma corrida na rua, o fluxo dos carros é reorganizado com antecedência, taxis são colocados à disposição, a população é avisada antes.
41 – Aqui os ônibus têm dois andares e eles não têm cobrador. Tu falas para o motorista aonde vais descer e ele calcula o preço para te cobrar. Assim, na confiança!
42 – Para pagar o ônibus, só são possíveis duas formas: moeda ou cartão do ônibus. E se for pagar com moeda, tem que ser o valor exato, ou o motorista vai te dar um vale para que tu recolhas o troco na central.
43 – Mais uma coisa sobre o ônibus, é que quando termina a hora de trabalhar do motorista, ele simplesmente para o ônibus, desliga e vai embora. Mesmo que o ônibus esteja lotado e seja horário de pico. A hora dele trabalhar terminou! Aí tu tens que ficar às vezes até meia hora esperando pelo próximo motorista. E ninguém reclama!
44 – Para o Irlandês, fazer churrasco é a mesma coisa que jogar as carnes sem tempero nenhum no fogo e deixar queimar. Depois eles enchem de condimentos como catchup e mostarda e comem com pão francês. Mas ninguém acha ruim. Eles estão ali é pela bebida mesmo!
45 – Aqui tem gente do mundo todo. Árabes, franceses, brasileiros, coreanos, japoneses, chilenos. É barato vir morar na Irlanda e ser estudante de inglês na Irlanda, então é possível conviver aqui com gente de todo o mundo! E se tu aprende inglês na Irlanda e consegue entender o inglês deles, é possível que consiga entender o inglês de qualquer outra pessoa.
46 – Eles aceitam muito as pessoas de fora, mas por questões históricas odeiam os Ingleses. Odeiam muito! Mas dependem deles economicamente!
47 – Também por questões históricas, eles não gostam muito dos franceses. As piadas que a gente faz com portugueses e argentinos, eles fazem com ingleses e franceses.
48 – Aqui carros, pedestres, ônibus e bicicletas convivem harmoniosamente. Existe um espaço para cada um e todos se respeitam.
49 – Aqui todas as casas e prédios têm aquecimento. Mas nenhum tem ar condicionado. Aí nas festas, nos ambientes fechados, o cheiro do fedor das pessoas é muito forte!
50 – Aqui todas as casas têm maquina de secar roupa. Como não tem sol e é muito úmido, ninguém estende a roupa pra secar na rua!
51 – Aqui as escolas são ou só pra meninas ou só pra meninos. Não existem escolas mistas e todos eles usam uniformes, não importa se a escola é pública ou particular.
52 – É só sair um sol na rua que os Irlandeses já acham que está calor. Mas às vezes está fazendo só 5 graus. Mas lá estão eles, se exercitando só de shortinho e regata com a pele completamente branca e pálida.
53 – Dia de sol é dia de ir pra rua, de ir ao parque e fica lá, atirado, tomando sorvete. Mesmo que não esteja quente.
54 – A Irlanda é o país onde mais se consome, por pessoa: sorvete, chocolate, e é claro, cerveja!
55 – Aqui eles tem uma expressão que eles usam muito “what’s the craic?”, que é um “O que que ta rolando?, que eles usam sempre, desde pra só te perguntar se algo ta acontecendo, ou como tu ta , faz tempo que não te vejo… Agora se a pessoa responder que está rolando o craic, eles param tudo pra ir pra este lugar. Eles fazem tudo pelo craic.
56 – Os irlandeses acham tudo muito caro. Eles reclamam muito dos preços das coisas, mas eles ficam muito chocados quando comparamos os preços das mesmas coisas no Brasil. E mesmo reclamando dos preços, eles compram muito, tudo o tempo todo. Como as coisas são baratas, é muito fácil trocar de celular, de computador.
57 – As companhias telefônicas são ótimas aqui. Os preços não são abusivos e o atendimento é ótimo, mesmo no pós venda. Quase todo mundo que eu conheço aqui tem Vodafone e a gente não paga nada pra falar nem pra mandar mensagem. E o serviço é ótimo. Ligar daqui pro Brasil é mais barato do que ligar do Brasil pro Brasil. Com a Vodafone é 9 centavos por minuto e com o Tesco é 1 centavo por minuto. Pra que Skype?
58 – Mesmo com uma quantidade enorme de brasileiros morando aqui, quando tu conhece um Irlandês e fala que é brasileiro, as coisas que eles sabem sobre a gente são: Ronaldinho, caipirinha, futebol e samba. E se tu não fores moreno ou mulata, eles não vão acreditar que tu é brasileiro.
59 – Sabe aquele Irlandês bonito, barbudo, bravo e forte dos filmes? Eles só existem nos filmes.
60 – Aqui existe uma loja da rede Primark que, por ser uma rede inglesa, mudou de nome para entrar na Irlanda. O nome que eles escolheram? Penneys. Adivinha como os brasileiros pronunciam? 

Direto do Sedentário

Nenhum comentário: