sexta-feira, 8 de junho de 2012

Existe um Deus artificial?

Fonte: Biota.org
Autoria: Douglas Adams (audio disponível aqui)
Tradução: Guilherme Balan
 Em honra à memória de Douglas, o biota.org apresenta a transcrição de sua palestra no Digital Biota 2, realizada na Magdalene College Cambridge, em setembro de 1998. Eu gostaria de agradecer Steve Grand por nos fornecer esse texto. Douglas apresentou isso “de improviso”, o que só engrandece sua genialidade para nossos olhos – Bruce Damer
Isso foi originalmente anunciado como um debate só porque eu estava um pouco ansioso para vir aqui. Eu não achava que ia ter tempo pra preparar algo e também, em uma sala cheia de tantas notoriedades, eu pensei “o que eu, como um amador, poderia ter pra falar?” Então, eu achei que ficaria com um debate. Mas depois de passar uns dias aqui, eu percebi que vocês são só um monte de caras!  Eles têm sido repletos de ideias e eu mesmo tive tantas falando e ouvindo tantas pessoas, que pensei que o que eu devia fazer era um stand up e discutir e debater comigo mesmo.

Antes de embarcar no que eu quero tentar abordar, deixe-me avisar que as coisas podem parecer meio perdidas algumas vezes, porque tem bastante coisa que acabou de surgir por conta do que eu tenho ouvido hoje, então se eu de repente começar: eu estava falando pra alguém hoje mais cedo que eu tenho uma filha de quatro anos e que era muito, muito interessante ver ela fazer a mesma cara de quando ela estava nas suas primeiras duas ou três semanas de vida, percebendo de repente o que ninguém perceberia em eras passadas: ela estava reiniciando o sistema!
Eu só queria mencionar uma coisa, que é completamente irrelevante, mas de que eu tenho muito orgulho: eu nasci em Cambridge em 1952 e minhas iniciais são D N A!
O tópico que eu quero apresentar pra vocês essa noite, o assunto do debate que nós estamos prestes a meio que não ter, é um pouco jocoso (vocês vão se surpreender, mas veremos onde vamos chegar com isso): “Existe um Deus Artificial?”. Acredito que a maioria das pessoas nesta sala vai ter a mesma opinião, mas mesmo um ateu ‘requintado’ não poderia deixar de notar que o papel que um deus teve um impacto tremendamente profundo na história humana por muitos, muitos séculos. É bem interessante determinar de onde isso veio e o que isso – no mundo científico moderno em que nós às vezes temos esperança de que vivemos – realmente significa.LEIA MAIS:

Fonte: Bule Voador

Nenhum comentário: