domingo, 14 de novembro de 2010

Carl Sagan e seu pensamento.

SOBRE O CETICISMO E A CIÊNCIA
“A ausência da evidência não significa evidência da ausência.”
“Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”
“Queremos buscar a verdade, não importa aonde ela nos leve. Mas para encontrá-la, precisaremos tanto de imaginação quanto de ceticismo. Não teremos medo de fazer especulações, mas teremos o cuidado de distinguir a especulação do fato”
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.”
“Se você quiser salvar o seu filho da pólio, você pode rezar ou você pode vacinar… Tente a ciência. “
SOBRE A REALIGIÃO
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.”
“Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.”
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade! ”
“Prefiro a verdade dura à fantasia consoladora, pois, no cômputo final, os fatos geralmente revelam-se mais consoladores.”
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”
“Habitamos um universo onde os átomos são formados no centro das estrelas, onde a cada segundo nascem mil sóis, onde a vida é lançada pela luz solar e acesa nos ares e águas dos planetas jovens, onde a matéria-prima para a evolução biológica é algumas vezes obtida de uma explosão de uma estrela na outra metade da Via-Láctea, onde algo belo como uma galáxia é formado cem bilhões de vezes, um Cosmos de quasars e quarks, flocos de neve e pirilampos, onde pode haver buracos negros, outros universos e civilizações extraterrestres cujas radiomensagens estão até este momento atingindo a Terra. Muito pálidas, pela comparação, são as pretensões das superstições e pseudociências; como é importante para nós nos dedicarmos a entendermos a ciência, este esforço caracteristicamente humano. “
SOBRE A CRENÇA DA VIDA APÓS A MORTE
“A vida é apenas uma visão momentânea das maravilhas deste assombroso universo, e é triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais”
“E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos, é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?”
SOBRE O UNIVERSO
“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo.”
“Nós somos como borboletas que vibram por um dia, e pensam que é para sempre”
“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto.”
“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do espaço é uma alegria para mim compartilhar uma época e um planeta com você.”
“Em um Universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresas.”
“O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.”
“Nós somos feitos de pó de estrelas”
SOBRE A VIDA EM OUTROS PLANETAS
“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”

Nenhum comentário: