terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Fanatismo religioso é ameaça à vida de Joaquim

O metalúrgico Joaquim Raimundo Neto (foto do álbum pessoal), 23, pode morrer em pouco tempo, em questão de semanas, porque a sua mãe, da religião Testemunhas de Jeová, impede que ele seja submetido à transfusão de sangue.

JoseRaimundoNeto O jovem sofre de uma leucemia rara e grave, a mileóide. A doença – que é degenerativa e evolui rapidamente – foi diagnosticada no dia 12 de novembro; e o rapaz teve de ser internado às pressas em um hospital particular de Goiânia (GO).

Os médicos afirmam que ele pode ser salvo com implante de médula, mas para isso há necessidade da transfusão.

Mas na quarta (23) a mãe tirou Joaquim do hospital. Ela teria viajado com Joaquim para São Paulo, onde haveria tratamento alternativo de cura da mileóide. A informação é do Diário da Manhã, de Goiânia. Os médicos afirmam que inexiste opção de cura.

Os féis da Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a transfusão. São muitos os casos como esse, de resistência ao tratamento.

Três tios maternos do rapaz apóiam o fanatismo da mãe. Mas uma tia, a psicóloga Shirley Adriana Alves, 50, e o irmão do rapaz, pastor (de outra religião) Fernando Antônio Borges de Lima Filho, 32, recorreram ao MP (Ministério Público) para garantir que Joaquim recebesse o sangue.

O rapaz tinha concordado com o procedimento médico, mas, influenciado pela mãe, mudou de idéia, e foi por isso que os médicos não puderem impedir que ele saísse do hospital. Se o paciente fosse menor de idade, a transfusão seria feita mesmo havendo oposição de familiares.

O promotor Isaac Benchimol disse que Joaquim é adulto e sabe das conseqüências de sua decisão.

A tia tinha dito antes de saber que o rapaz foi retirado do hospital que não podia permitir que Joaquim morresse por causa de “um grupo de meia dúzia de fanáticos”.

Ela informou que decidiu pedir a interferência do MP, juntamente com irmão e um médico do hospital, depois que ouviu de um fiel da religião afirmar que Deus já tinha decidido a morte de Joaquim.

Sem comentários !!!!

Nenhum comentário: