quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

E se não houvesse Deus?



E se não houvesse um Deus?

Se não houvesse um Deus o Universo poderia existir. Um ser perfeito não teria necessidades e nada criaria por não precisar de complemento. Um Deus auto-suficiente, ao contrário do que se diz, impossibilitaria a existência de qualquer outra coisa, simplesmente por ser auto-suficiente e bastar a si próprio.

O ser humano cometeria inúmeros erros, pois não procederia de um ser perfeito.

Haveria fome e doenças, pobreza e miséria.


Mulheres, crianças e inocentes seriam estuprados, mutilados e mortos, sem haver quem os socorresse quando a ajuda humana falhasse.

Haveria guerras entre os povos por não haver um criador de toda a raça humana que a mantivesse fraternalmente unida.

A humanidade teria personalidade instável, seria ciumenta e suscetível à tristeza, vingativa e muitas vezes malevolente. Líderes religiosos usariam a história de um Deus que na verdade não existiria para deliberação de assassinatos e genocídios como nos textos descritos em livros sagrados escritos pelo próprio homem e nos registros históricos.

Se não houvesse um Deus existiriam manipuladores da fé popular agindo livremente, adquirindo poder e riqueza em nome de um falso Deus que, por não existir, nada faria para manter seu nome honrado.

A justiça divina e imediata não existiria, seria apenas uma promessa vazia para um futuro distante e incerto. A justiça humana não seria instantânea por requerer tempo de investigação; um ser onisciente, onipotente e justo não precisa de tempo para investigar e julgar.

Se não houvesse um Deus o homem criaria um Deus imaginário cuja farsa seria percebida porque não se comunicaria pessoalmente, frente a frente com quem cresse nele. Precisaria de profetas, porta-voz e pregadores, pois seria incapaz de apresentar-se a si mesmo por não existir.

Haveria milhares de religiões, milhões de deuses, pilhas de livros sagrados, por não haver um ser capaz de guiar todos à verdade, por não existir um único deus verdadeiro que se revelasse entre todo esse amontoado de deuses e religiões.

Se não houvesse um Deus haveria diversas seitas dentro de um mesmo grupo religioso, pois não haveria concordância sobre diversos aspectos de uma mesma idéia, os grupos religiosos se fragmentariam em subgrupos, cada um com a sua "verdade absoluta", cada um buscando sua forma de salvação e ao mesmo tempo acreditando que qualquer um que não acreditasse no mesmo que eles, ou tivesse apenas uma visão levemente diferente do conceito de um deus, sofreria eternamente por sua incredulidade e sua blasfêmia, independente de ter sido uma boa pessoa ou não, enquanto que ladrões assassinos, pedófilos e toda a corja que pratica os mais macabros e inescrupulosos tipos de maldade poderiam ser salvos e viver eternamente num paraíso desde que se arrependessem e se convertessem.

Se não houvesse um Deus haveria todo o tipo de absurdo que se pudesse imaginar. O homem inventaria um deus cheio de falhas e duvidável. Diria que existe um deus que veio do nada (ou sempre existiu) e de repente, mesmo sendo auto-suficiente, decidiu criar o universo, e em toda infinidade de um universo absurdamente gigantesco e que não para de crescer, ele optou por colocar vida apenas em um planetinha dentro de uma das bilhões de galáxias que ele criou. Apesar de poder fazer tudo com um "estalar de dedos" ele levou seis dias para deixar tudo pronto e, mesmo sendo onipotente, ele descansou ao sétimo dia. Então, depois de haver feito o homem de um punhado de barro e a mulher da costela desse homem, ele os colocou em um jardim para que ali vivessem e, mesmo sendo onisciente e sabendo o que aconteceria, ele colocou uma árvore da qual os dois não poderiam comer o fruto.


Logo depois de serem enganados por uma cobra falante, eles comeram o fruto e foram expulsos do jardim, e seus descendentes foram condenados a uma vida de cheia de castigos por algo que eles não fizeram. Então, depois de matar milhões e milhões de pessoas ao longo dos séculos (incluindo mulheres, pessoas inocentes e crianças) por não agradar os seus olhos, ele resolveu enviar ele mesmo para a Terra, para que ele fosse sacrificado para ele mesmo, para ele mesmo perdoar os pecados da humanidade que ele mesmo criou sabendo exatamente o que aconteceria. Por fim, depois de seu sacrifício desnecessário e de milhares de milagres feitos durante todo esse tempo, ele simplesmente desapareceu e nunca mais foi visto ou ouvido, e como prova incontestável de sua existência, ele deixou de herança um livro cheio de fantasias e contradições, onde mostra seu apoio ao machismo, escravidão e sacrifícios em diversas de suas passagens. E quando a humanidade acaba por fazer alguma descoberta, como os fósseis que provam a existência de dinossauros por exemplo, tudo o que os religiosos dizem a respeito do assunto é que é só mais uma teoria e que tudo foi plantado para testar nossa fé.



Mas ainda bem que existe um Deus e nenhuma das barbaridades descritas acima jamais aconteceu. Já pensou se não houvesse um Deus?


Nenhum comentário: