domingo, 25 de janeiro de 2009

DREAMACHINE



Quer brincar com suas ondas cerebrais? Já ouviu falar em Dreamachine?

Dreamachines (ou Dream Machines) são sistemas que emitem luzes (flashes) em frequências específicas para induzir alterações nas ondas Alfa do cérebro. Eu encontrei uma Dreamachine online, mas antes vamos falar um pouco mais sobre isso...

Então, vamos lá... Dreamachines são sistemas estroboscópicos que produzem estímulo visual em frequências que alteram o padrão elétrico cerebral.

As primeiras Dreamachines foram criadas por Brion Gysin e Ian Sommerville, após terem conhecimento (por uma pesquisa dos cientistas John Smythies W. Grey Walter) que luzes emitindo flashes de 8 a 13 vezes por segundo contra os olhos (fechados) de voluntários aparentemente causavam uma diminuição na taxa de pulsos elétricos cerebrais, levando-os a um estado de consciência alterada conhecido como "estado alfa".

Na forma antiga (original), uma dreamachine consistia em um cilindro com uma lâmpada dentro, e construído com cortes nas laterais, que girava a 45 ou 78 rotações por minuto (como o da foto acima). Ao girar, ele emitia padrões de flashes luminosos que variavam conforme a velocidade de rotação - e esses flashes eram emitidos exatamente em frequências de 8 a 13hz, que correspondem às ondas alfa - ondas que estão presentes quando o cérebro humano está em relaxamento.

Uma dreamachine é "vista" de olhos fechados, sempre. Os pulsos luminosos estimulam o nervo ótico, e assim alteram as oscilações elétricas cerebrais.

O "usuário" experimenta padrões crescentes de brilho e cor através de seus olhos fechados. Os padrões vão criando cores e formas (na sua mente), e alguns usuários relatam diversas experiências interessantes: que a imaginação se torna extremamente vívida, que se sentem rodeados de cores, que se sentem relaxados, etc.

Cada pessoa pode ter uma experiência diferente... MAS PESSOAS COM EPILEPSIA NÃO DEVEM FAZER ISSO.

Outra coisa: mesmo que não exista diagnóstico de epilepsia, teoricamente 1 em cada 10.000 adultos pode ter um ataque causado por uma dreamachine (e em crianças essa taxa dobra).

Então, só prossiga se estiver confortável com essas informações.

Há uma dreamachine online (e grátis, claro...) No link acima.

Ela está regulada para 10hz. Escolha a cor que você quiser, altere a velocidade conforme necessário e clique em START.

Não se esqueça de fechar os olhos, senão não funciona. Só abra para fazer as alterações necessárias na velocidade e na cor.

É ideal que você deixe seu rosto perto do monitor, e melhor ainda se estiver em um ambiente com pouca luz...

Se começar a se sentir mal, abra os olhos.

Se estiver tudo OK, deixe sua mente fluir...

Nenhum comentário: