quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Michael Sandel - Justiça,Moralidade e o Debate Democrático.




Nesta envolvente palestra do TED, o filósofo e professor da Universidade de Harvard, Michael Sandel, promove uma reflexão crítica sobre a maneira como os debates políticos tem sido conduzidos nos últimos tempos e sobre como ideias simples, postuladas por Aristóteles há muitos séculos, poderiam nos ajudar a recuperar a arte perdida do debate democrático.

Utilizando como exemplos uma distribuição hipotética de flautas, a natureza do golfe e o atual debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Sandel aplica princípios  básicos advindos da filosofia moral para demonstrar como poderíamos elevar a qualidade dos atuais debates políticos envolvendo justiça e moralidade.
O professor Michael Sandel se tornou ainda mais famoso por conta da disponibilização online e gratuita de um famoso curso que ele ofereceu na Universidade de Harvard sobre justiça. Você pode acessar o material deste curso aqui. Além disso, já foi publicada em português a tradução de um dos seus livros sobre o assunto (Justiça: O que é fazer a coisa certa)

Direto do BuleVoador

Nenhum comentário: