segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

John Sanford - Pregador episcopal e psicanalista.

Acho que seria interessante se você desse uma lida nas obras de John Sanford. O sujeito é padre católico romano e também é psicanalista, e ele defende uma visão interessante sobre deus(es)


Segundo Sanford (bem resumidamente), Deus(es) existe(m), mas não no mundo real. Toda divindade seria, na verdade, uma representação inconsciente do superego (instância mental responsável por uma função paterna de aprovação/reprovação das ações do indivíduo) da pessoa, uma imagem mental que ela própria possui de alguma força que ela acredita ser externa e que a vigia/protege, ao mesmo tempo que pune o mal comportamento e premia o bom desempenho.

Da mesma forma, demônios e divindades malignas/aberrantes seriam representações inconcientes do Id (instância mental responsável pelos desejos e impulsos mais primitivos/animalescos), conhecidas na psicanálise junguiana como “Sombra”.

Esta visão, vinda de um sacerdote religioso, realmente me surpreendeu, e creio eu que seria interessante para seus posts colocar como algumas vertentes da psicanálise entendem a(s) divindade(s).
 
http://www.atoouefeito.com.br/

Nenhum comentário: