segunda-feira, 30 de abril de 2012

Videozinhos para o feriado !!!!
















Local de pedestre é na faixa.E o de motorista doido é na cadeia !!!!

Pedestre, nunca atravesse a rua fora da faixa. Principalmente na África do Sul. Aparentemente, os motoristas de lá não têm paciência com quem os obriga a frear bruscamente…



 É o mundo perdendo a sanidade de vez.
PS: Atitude totalmente enlouquecida (prá não dizer o pior) desse motorista.Muito embora,alguns pedestres,às vezes,provoquem situações desse tipo.

Direto do Kibeloco

domingo, 29 de abril de 2012

Assista esse vídeo e entenda.

Esse vídeo traduz fielmente o que penso sobra religiões e espiritualidade.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Por que cigarro de índio é proibido no Brasil ?? ( +18)

Cauê Moura - Desce a Letra.

Johnny Cash...prá esquecer que existe: funk,pagode, sertanojo !!!!

Educação musical começa em casa...ou no carro !!!

Bohemian Rhapsody - Queen

Dragonboy...muito romântico !!!

Os bonecos de Madame Tussauds

O Madame Tussauds é uma galeria de bonecos de cera muito famosa por representar fielmente as celebridades de todo o mundo. Ela possui a maior coleção de bonecos de cera do do planeta (seria do universo, mas ainda não se tem notícias de outros museus de cera em outros planetas).
Mas, como eles fazem o boneco de cera ficar tão parecido com o artista? Assim:
 


Viu como se faz?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Homossexualidade é doença?

Vou postar um vídeo bem esclarecedor,no ponto de vista científico.Em contrapartida temos Marisa Lobo que com sua "Psicologia Cristã" diz ter encontrado o" tratamento" para a homossexualidade.Assistam e leiam e tirem suas conclusões.Boa diversão...exercite sua mente !!!!



PSICOLOGIA PARA HOMOSSEXUALIDADE

Autor: Alessandro Vieira dos Reis*
Editora: Shirley Galdino

Há alguns meses me perguntaram via twitter o que eu achava do trabalho de uma psicologa chamada Marisa Lobo. Confessei nunca ter ouvido falar, e ela me foi apresentada pela seguinte descrição: “Ela usa da Psicologia Cristã e fala da cura de homossexuais”. Outro comentário me chamou a atenção: “Ela é uma versão feminina do pastor Silas Malafaia, que também é psicologo”. Curioso, fui checar do que se trata.
O conteúdo deste post é o resultado das minhas investigações sobre a obra de Marisa Lobo. No texto tratarei das bases teórico-metodológicas da chamada “Psicologia Cristã” e discutirei suas práticas, em especial quanto a ética e eficácia técnica da terapia para “cura da homossexualidade”. Nas considerações finais faço um alerta à comunidade científica relacionada à Psicologia no Brasil quanto à consolidação, por estas bandas, de uma nova modalidade de “Terapia Alternativa”.
Existe uma Psicologia Cristã?
Fiquei intrigado com a tal da Psicologia Cristã. Na minha graduação em Psicologia na UFSC cheguei a conhecer um grupo de cristãos evangélicos praticantes que se reunia uma vez por mês, numa espécie de sessão de terapia, para falar como manter a fé religiosa deles apesar do que aprendiam no curso de Psicologia. Através deles soube que nos EUA havia uma imensa demanda por aconselhamento pastoral, que pode ser descrito uma aplicação das práticas de Counseling em ambientes religiosos (especialmente igrejas evangélicas).
Tanto é que há naquele país pregadores famosos que falam a partir da Psicologia, como Roger Hurding, autor de “A Árvore da Cura” (Vida Nova,1995), que se trata de um manual de psicoterapia adaptada aos preceitos cristãos. O que muitas pessoas chamam de Psicologia Cristã não é um campo de conhecimentos distinto, bem delimitado, mas um conjunto difuso de aplicações dos conhecimentos da Psicologia em ambientes cristãos, filtrados por preceitos morais de uma comunidade específica.
Aliás o Brasil, sendo um país cada vez mais evangélico neopentecostal, possui uma grande e crescente demanda por serviços de psicoterapia e aconselhamento por e para membros de comunidades evangélicas. A psicologa cristã Marisa Lobo não é a única nesse mercado: é apenas a mais famosa, atualmente.E como veremos no final deste artigo, uma espécie de pioneira que tem tudo para ser amplamente imitada !

Continue lendo aqui...

Padre explica: Não casei, estava sem calcinha! Veja o argumento e tire suas conclusões

Tirinhas...
















ARNALDO JABOR: CORRUPÇÃO É UMA FORMA DE AÇÃO POLÍTICA

Marconi,Carlinhos Cachoeira,LuLLa...merda no ventilador !!!

Mino Pedrosa

 
EXCLUSIVO: PROPINA DE CACHOEIRA NO PALÁCIO DE PERILLO
24/04/201218:29
Twitter  Facebook imprimir enviar para amigo comente essa notícia


 Foi no Palácio das Esmeraldas que o governador de Goiás Marconi Perillo (PDSB) recebeu de Carlos Cachoeira um pacote de dinheiro com R$ 500 mil,numa caixa de computador,como parte do pagamento de “negócios” com o bicheiro.O dinheiro foi entregue por Wladimir Garcês, reconhecido por Perillo como amigo e presidente da Assembléia, só que Garcês se refere a Cachoeira como "chefe".Fechamos o elo entre governador e contraventor.
Os agentes da polícia federal monitoraram todos os passos da entrega do dinheiro. Com áudio e vídeos.
O Quidnovi revela, com exclusividade, parte dos áudios  que flagram, a ligação entre o governador de Goiás  e o contraventor Carlos Cachoeira. O contraventor monitorou por telefone a entrega dos R$ 500 mil para Marconi, pedindo em tom de brincadeira que os comparsas tomassem cuidado para não se envolverem em acidentes de transito " que possam incendiar e queimar as notas"
Enquanto isso, o governador de Goiás Marconi Perillo aguardava no Palácio das Esmeraldas ansioso.
Quer ler mais? - Clique aqui 

Fonte:Quidnovi

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Valesca Popozuda e Mr. Catra ( +18)

Certa vez, George Bernard Shaw disse: “O progresso é impossível sem mudança”. E é a mais pura verdade. Talvez, por isso, Valesca Popozuda tenha decidido abrir mão da bem-sucedida (?) carreira no funk para apostar na linha “pagode clássico” e – segundo ela - “sem palavrão” ao lado (bem de ladinho mesmo) de outro ícone do gênero: Mr. Catra.
Confira a novidade ouvindo a canção abaixo.
Mas ATENÇÃO! Recomendamos fone de ouvido, discrição e que você seja maior de idade. Afinal, certas mudanças não são para todos os públicos…






“Sem palavrão”?!?
Pura poesia, né? Ah! Se quiser acompanhar com a letra, saiba que sim, nós nos demos o trabalho de transcrevê-la…
Mama
Muita polêmica. Muita confusão
Resolvi parar de cantar palavrão
Então, por isso, negão, vou cantar essa canção
Quando eu te vi de patrão, de cordão, de R1 e camisa azul
Logo encharcou minha x*%ta e ali percebi que piscou o meu c*
Eu sei que você já é casado, mas me diz o que fazer?
Porque quando a p*%roca tem dono é que vem a vontade de f*%der!
Refrão (4x)
Então mama
Pega no meu grelo e mama
Me chama de piranha na cama
Minha x*%ta quer gozar, quero dar, quero te dar
E aí, Catra? O meu grelo já tá latejando! Qual vai ser? Manda o papo, negão!
Quando eu te vi no portão, de trancinha, tamanco e vestido azul
Logo latejou o meu p*%u e ali logo vi que piscou o seu c*
Puxei sua calcinha de lado e dei três cuspidas pro meu p*%u entrar
Então, eu fiquei assustado e vi que você só queria mamar
Mama
Pega minha vara e mama
Vem deitar na minha cama
Ah! Maravilha!
Mama
Olha bem pra mim e mama
Mama o meu saco e chama
Ah! Eu vou me apaixonar
Pô, Valesca, você sabe que no meu harém de mulheres tem mais de cem
Mas você foi a única que se ligou que uma mamada e um copo d’água não se nega a ninguém
E hoje quando eu te peço “mama”, você vem e me mama com calor, você vem e mama com amor, então mama, por favor, mama, por favor
Então mama, pega no meu grelo e mama, me chama de piranha na cama
Que isso, caralho?
Vem mamar, vem
Mama, olha bem pra mim e mama! Mama meu saco, mama. Eu vou me apaixonar
Veeeeeeeem! Vem vem vem vem vem vem mamar!
Quero gozar, vai! Por favor, mama! Mama, negão!
Mama!
Que lindo! Imagina na ditadura!
Enviado pelo Flávio Lamenza, do sempre sensacional Chongas!


domingo, 22 de abril de 2012

Um Sábado Qualquer...


Dilemas da Justiça



Delegado Sergio Ribeiro, cansado de prender menores infratores e vê-los soltos em menos de 24h pela Juíza da Vara da Infância Ana Paula Gomes Freitas, da cidade de Colíder, no interior de Mato Grosso, desabafa em entrevista para a imprensa local. A revolta é clara ao ver o seu trabalho, investigar e prender traficantes, escorrer pelo ralo poucas horas depois de executado.

 O delegado sugere ainda que a população quando sofrer com a criminalidade desses mesmos menores ir reclamar no Fórum da cidade ou diretamente para a Juíza, já que a polícia não consegue mais atende-los.

 Em resposta à entrevista do Delegado a Juíza da Vara da Infância de Colíder, em MT, convoca a imprensa em respostas às críticas e desabafo do Delegado Sergio Ribeiro. 









PS: À primeira vista,me parece que falhas na formação do inquérito remetido ao Judiciário,gerou esse mal estar.O delegado foi infeliz na sua colocação e incompetente na sua função.Outra coisa:quer falar mal das leis existentes,reclame com seu legislador,não com seu juiz !!!!

Fonte: Sedentário&Hiperativo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que você faria se…? Ou: Por que a moral humana é tão complicada?

O que você faria se…? Ou: Por que a moral humana é tão complicada? Autor: Camilo Gomes Jr. Também publicado em: Bule Voador IMAGINE O SEGUINTE CENÁRIO: você sempre foi uma pessoa de reconhecida boa índole, um engajado e admirado ativista na luta pelos direitos humanos, tal como o fictício deputado Diogo Fraga, do excelente filme Tropa de elite 2. Num golpe da mais asquerosa e criminosa vileza, seus inimigos, um dia, resolvem colocá-lo na pior posição em que jamais imaginou que ainda pudesse se encontrar: bandidos armados (cujos serviços foram contratados) raptam você na porta de sua casa, levam-no até um galpão comercial abandonado e comunicam que, lá dentro, aprisionados, há dez pessoas, duas das quais são suas próprias esposa e filha, além de outros indivíduos raptados aleatoriamente em várias partes da grande cidade em que você mora. Eles então lhe anunciam que 9 dos 10 reféns poderão sair dali, livremente, juntamente com você, contanto que você vá lá dentro e execute um deles com um tiro na cabeça — morte instantânea e sem sofrimento prolongado. Apenas um. Qualquer um! Por outro lado, eles fazem questão de alertar, se você se recusar a matar esse único refém livremente escolhido, todos eles, sem exceção, serão executados com requintes de crueldade, num processo o mais torturante que se possa imaginar, incluindo sua esposa e sua filha, e pior: você será obrigado a assistir a tudo até o fim, sabendo que poderia ter evitado tamanho tormento, que estava em suas mãos decidir. O que você faria nessa situação? - Continue lendo...

Depilação caseira (+18 anos)

terça-feira, 17 de abril de 2012

E se Jesus fosse casado ?


Comerciais banidos da TV por cunho sexual




Se fumar maconha,não dirija !!!



- Eu achava que era Ateu mas agora acredito em Deus véi, eu não sei como é isso..

Me lembra esse outro vídeo aqui. Veja...

Faça sexo seguro...

Uma campanha americana está querendo conscientizar os vovós e vovôs a usarem camisinha, já que, as DST’s cresceram mais de 70%, nessa classe, nos últimos 5 anos. Safe Sex for Seniors é um vídeo… bem, veja e tire suas conclusões!
PS: Eu só acho que para pessoas da terceira idade, o SEXO não está entre as 10 coisas mais importantes para se pensar...TEM A HIPERTENSÃO,O REUMATISMO, O DIABETES....rsrsrsrsrs


Nova Gíria e seu significado

Êêêê Véi = Vê se presta atenção mano
Ôôôôôô Véi = Por favor aí
VÉÉÉÉi?!?!? = Mano você não vai acreditar
……Véi…. = Lascou tudo mano
Iiii véi = Não vai dar não
Hmmm vééi = Esqueci
Ahhh, véi!!! = Lembrei
Putz véi = É mesmo hein
Pára véi = Não acreito nisso mano
Véi… Pára! = É melhor parar mano
Vééééi du céu = FUDEU!
Enviado pelo Osmar C. de Feira de Santana/BA
 Direto do Blog do Caipira.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Orkutização do Facebook !!!!

Deletei a minha página do Face.Foi com o coração partido,admito.Mas foi preciso,até como uma forma de protesto contra essa tal "Orkutização".Não sou hipster,nem sofro da Sindrome de Underground (Teoria de Cauê Moura).Só que nivelaram por baixo.Gosto de posts interessantes:política,entretenimento,literatura,boa música ou mesmo humor.Ou simplesmente falar abrobrinhas com meus amigos.Com um diferencial: até prá ser ruim,tem que ser bem feito.Não é mesmo,Pranchana Jack? - Achei um texto bem interessante que traduz esse meu sentimento.
Mesmo concordando que ele ( o Face ) se transformou em espaço democrático,o bom senso.boa educação e o mínimo de cuidado com a lingua portuguesa,sempre serão pré-requisitos básicos.Evite postar fotos como essa, mensagens ameaçadoras como essa abaixo. Mas, são mensagens idiotas como essa que reforçam a idéia do que eu penso sobre pessoas que se dizem religiosas e seu deus vingativo,homofóbico e...deixa prá lá !!!

 

                                       Redes sociais e o emburrecimento 

 

" Não me interessa o que os outros estão pensando ou curtindo ou compartilhando. Por isso não participo mais de redes sociais. Tenho coisas mais importantes para fazer: estudar, ouvir música, caminhar por aí, ler, escrever. Ou seja, viver minha solidão expontânea. (Melhor a solidão voluntária do que a imposta.)

Acho que estas redes sociais são perigosas: emburrecem as pessoas. Enchem-nas de informações, mas não proporcionam a verdadeira e profunda reflexão sobre os assuntos. Não acho que questões importantes possam ser discuditas de maneira rápido e banal. E é isso o que estas redes sociais imbecis fazem. Tudo raso, superficial.
O que diria Kant com suas 500 páginas da Crítica frente aos 140 caracteres do Twitter? O que diria Dante com seus 3 volumes da Comédia frente aos versinhos do facebook? O que diria Schopenhauer com seu O mundo como vontade...? É o mundo da fugalidade. Tudo rápido. Depressa. Muita informação. Prova de que o saber tem se tornado inofensibilizado pela sociedade de massa, de consumo, do espetáculo e da vigilância. Eu acho que o saber pode ser perigoso ainda. Mas não é na verdade. Quando as questões expontâneas surgem na cabeça das pessoas e logo são respondidas por algum “documento ultra-secreto” que surgiu na internet, por alguma informação bombástica pega da Wikipédia em Ctrl+C/Ctrl+V, quando aborta-se grande perguntas em troca de curtas respostas estamos emburrecendo-nos.
Aquilo que é a mais importante atividade da Razão, a dúvida, não tem lugar no mundo da internet porque a internet é onisciente. Responde à todas as dúvidas. Perguntas não se respondem de modo simples e rápido. Perguntas devem ser alimentadas o máximo possível.
Por isso não me interessam as redes sociais. Não me interessam excessos e quantidades, mas qualidades. Não me interessa a burrice. Não me interessa os tolos e suas pequenas ideias, suas mediocridadezinhas. Não busco pessoas iguais a mim, mas maiores do que eu."



Fonte: aporeticas.blogspot.com.br/

Veja a opinião do Cauê Moura nesse vídeo.O estilo desbocado dele vocês já conhecem,né !!!

:

Dia Mundial da Voz.

                                                      “Fala grosso, p*%rra!”

Querer é poder !!!


Isto é PAREIDOLIA...

É uma função do nosso cérebro que nos faz tentar, mesmo que de forma inconsciente, identificar formas similares às que conhecemos em outros objetos. É a pareidolia que nos faz ver bichinhos em nuvens, por exemplo.
É o que acontece ao vermos essa imagem, da superfície de Marte (Ou qualquer outro lugar):



A imagem que você vê aí acima não é uma construção alienígena para chamar a atenção dos humanos, e sim uma forma marcada por lava. Localizado na planície Elysium, em Marte, o elefante foi registrado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa.
FONTE: REVISTA GALILEU - Direto do LargadoemGuarapari

***

Se aposente mais cedo...é só seguir as regras !!!

Pra quê trabalhar até os 65 anos, quando existe aposentadoria por incapacidade. Apenas siga estes conselhos no seu trampo e adquira as testemunhas necessárias:
1- Se alguém lhe pedir para fazer alguma coisa, pergunte: “Você quer com mostarda?”
2- Demonstre um pavor imenso por qualquer grampeador que ver pela frente.
3- Quando algum colega te falar alguma coisa, responda: “É só isso o que você pensa!”.
4- No final de cada uma de suas frases repita: “De acordo com a profecia”.
5- Ao escrever, não use letras maiúsculas e sinais de pontuação.
6- Se possível, corra e pule, ao invés de simplesmente ir.
7- Pergunte aos seus colegas de trabalho, qual a opção sexual deles, mas quando começarem a responder, comece a rir histéricamente.
8- Ligue 15 vezes ao dia no refeitório da empresa e diga que precisa recolher os pratos sujos para não criar bactérias neles.
9- Cante uma música, de preferência um funk, cada vez que o telefone tocar.
10- Envie e-mail para os colegas com uma descrição detalhada do que você está fazendo. Por exemplo: “Se alguma coisa acontecer, estou no banheiro, no terceiro vaso do lado direito”.
11- Cubra sua mesa de trabalho com um mosquiteiro, e todos os dias coloque  em volume bem alto, um CD de sons da natureza…
12- Se tiver um caixa eletrônico na empresa, quando retirar dinheiro, grite: “Viva!” Ganhei de novo! Pela terceira vez em uma semana! ”

 E boa aposentadoria...num hospício !!!!

FONTE: Blog do Caipira.

sábado, 14 de abril de 2012

50 Riffs dos Anos 90

Assistente de ginecologista...

Um desempregado mineiro comparece ao SINE para ver se havia algum emprego para ele.
Chegando lá, viu um cartaz escrito ‘Precisa-se de assistente de ginecologista’ . Ele foi ao balcão e perguntou pelo trabalho.
-Pode me dar mais detalhes?
E o funcionário:
-Sim senhor. O trabalho consiste em aprontar as pacientes para o exame. Você deve ajudá-las a se despir, e cuidadosamente lavar suas partes genitais. Depois você faz a depilação dos pelos púbicos com creme de barbear e uma gilete novinha. Depois esfrega gentilmente óleo de amêndoas doces, de forma a que elas estejam prontas para o ginecologista. O salário mensal é de 4.500,00 com carteira assinada e demais benefícios, mas você deve ir até Ivaiporã – PR.
-Barbaridade, sô, são 170 km de Londrina! É lá o emprego?
-Não, é lá que tá o fim da fila.

Tirinhas...








O espaço em que vivemos !!!



Aumente o volume, expanda a tela e assista em alta definição. É uma concepção artística do espaço em que vivemos, criada por Matthias Müller.
O aspecto filamentar de algumas das estruturas, como se fossem novelos de algodão, reflete os superaglomerados de galáxias, as maiores estruturas no Universo conhecido. São estruturas tão imensas que mesmo galáxias inteiras, cada uma delas com centenas de bilhões de estrelas, formam tênues pontos.

Fonte:Sedentario&Hiperativo

Anderson Silva e a tribo dos Kamayurás

Para começar 2012 cheio de energia, Amazoo Açaí levou o campeão mundial do UFC, Anderson Silva, para conhecer a região amazônica e a tribo guerreira dos Kamayurás. Lá, Anderson aprendeu valores da tribo e novas técnicas da luta local, o Huka

 

 

 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Diogo Mainardi...LuLLa é minha anta.

Esse post é comida requentada.Mas é comida requentada de primeira linha.Dia desses comentei com um amigo,justamente sobre isso: LuLLa ( dois eles em homenagem àquele,lembram? ) no certo momento do país,representou a esperança de um povo numa luta quixotesca contra a ditadura e, tudo aquilo que ela representava.Hoje,ele não passa de mais um coronel , ao pior estilo SARNEY.Defez-se aquela imagem
de herói utópico e veio à tona um tipo de político da pior espécie - corrupto,incompetente,conivente...e por aí vai...

Vejam o vídeo e entenda um pouco da versão de Mainardi...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O ser ateu

 Autor: Daniel Gontijo
Fonte: Montando o Quebra-Cabeça

Para muitas pessoas, a proposição “Eu nego a existência de deuses” pode suscitar espanto. “Como assim… você não acredita em nada?” Na verdade, parece melhor redefinir aquela proposição para “Eu creio que deuses não existem”, mesmo que isso ainda não resolva o problema em questão. Afinal, em que crê e o que faz quem não acredita em deuses? Temos uma noção básica do que creem e fazem judeus, budistas e cristãos, mas o mesmo pode não ser dito a respeito dos ateus. Pode ser tentador definir o ateísmo como a ausência de comportamentos ligados à religiosidade. Mas, se não fazer algo já é fazer alguma coisa, é a esse “fazer diferente” que precisamos nos atentar. O ateu não fica simplesmente inerte, parado em feriados religiosos, e não fica sem reação quando coisas inusitadas ou adversas acontecem. Como disse o biólogo Paul Z. Myers (2011), o ateísmo não é “um ideal platônico flutuando em um espaço virtual com nenhuma conexão com mais nada”. Crenças não fazem sentido sem que sejam associadas a comportamentos públicos, e parece razoável dizer que o ateísmo é uma crença.


Nossos comportamentos são contextualizados, e há contextos específicos em que o comportamento religioso aparece. Não: as pessoas não são ininterruptamente religiosas! O comportamento religioso aparece e desvanece conforme variam as situações. Por exemplo, somos religiosos quando, ao sermos exitosos ou ao fracassarmos, agradecemos às divindades ou nos colocamos a orar; quando beijamos estátuas que representam santos; quando procuramos nos unir, através da meditação, ao Cosmos; quando baseamos nossas ações nas prescrições de um livro considerado sagrado; e quando concebemos o mundo como um desígnio divino. Contudo, os religiosos também se envolvem em práticas seculares, isto é, em práticas em que não há o matiz religioso. Exemplos dessas atividades são estudar matemática, comer pastéis e beber Coca-Cola, fazer transações bancárias, pegar um ônibus e acompanhar jogos de futebol. Embora certas práticas sejam ocasionalmente permeadas pela fé (como quando oramos para que nosso time vença), isso não é o bastante para denominá-las religiosas.
Parece difícil a tarefa de delimitar o perfil comportamental básico de um ateu, mas acho que podemos, senão devemos, nos arriscar. Antes de fazê-lo, descreverei alguns atributos que não definem, mas que parecem acompanhar o ateísmo.
Os ateus, ao menos os que eu conheço, são pessoas razoavelmente desconfiadas. Eles estão frequentemente atentos a incoerências ou a afirmações pouco fundamentadas, carentes de evidências, e não tomam certas afirmações como verdadeiras simplesmente por terem sido proferidas por autoridades (por exemplo, por pais, professores e líderes religiosos). Essa sensibilidade costuma levar ao questionamento e a uma postura crítica. Em essência, eu diria que o ateu se comporta com base na ideia de que o outro pode estar enganado ou pode querer enganar. Mas, e como no caso dos religiosos, esse perfil não está presente em qualquer situação. Há quem possa deixar de lado o “filtro do ceticismo” ao se deparar com notícias ou artigos científicos, sobretudo quando se tratam de algo que se queira ouvir. Os ateus são, antes de tudo, humanos.
Esse tópico é um tanto polêmico, mas eu intuo (tudo bem, com base em alguns estudos científicos) que o ateísmo é regado por um bocado de inteligência. A origem do Universo e das espécies, o sentido da vida e as questões morais são alguns dos temas importantes a ser abordados secularmente pelos ateus. Não é tarefa fácil compreender satisfatoriamente o big-bang e a seleção natural, e o convívio com religiosos pode exigir dos ateus um repertório básico de lógica, psicologia e história. A sustentação adequada do ateísmo parece requerer um esforço intelectual incomum, mesmo que isso não se traduza necessariamente em uma “inteligência incomum”. Uma parcela considerável dos ateus que eu conheço valoriza o conhecimento, para não dizer a racionalidade, e se esforça para conhecer cada vez mais.


Desconfiança e esforço intelectual talvez sejam perfis comportamentais comumente encontrados entre os ateus.(1) Se, pelas circunstâncias da vida, aprendemos a desconfiar (ou a ser céticos), a nos perguntar e a investigar, há uma grande chance de nos depararmos com o ateísmo. Com efeito, o ser ateu pode ser um subproduto emergente daquelas posturas, mas que só vem a irromper em contextos em que há um apelo social por intervenções e explicações sobrenaturais sobre o mundo. Se não houvesse o comportamento religioso, talvez não faria sentido falar de comportamento ateísta. Não há religiosidade entre os demais animais, e não é por isso que os chamamos de ateus. Por isso, o ateísmo é um conjunto de posturas que se distingue pela busca de interpretações e explicações naturais para eventos que, entre os religiosos, são frequentemente interpretados e explicados pelo poder e desígnio divinos, que são sobrenaturais. O ateu pode não negar que há mistérios e eventos difíceis de ser explicados no mundo, mas não faz disso um motivo para inventar deuses. Sob um prisma moral, eu diria que saber conviver com a dúvida é uma virtude.
Ser ateu, enfim, é resistir ao ímpeto de criar ou invocar entidades superpoderosas, os deuses, para explicar ou alterar os fenômenos do mundo; em vez disso, é dar prioridade à formulação de hipóteses naturalistas, bem como a se comportar como se as coisas não fossem permeadas por forças mágicas ou divinamente caprichosas. O ateísmo não é simplesmente a ausência de crenças em divindades, mas um conjunto de crenças e posturas que fazem a diferença.

Considerações finais
Definir o que se quer dizer com “ateísmo” pode ser uma tarefa mais difícil do que parece à primeira vista. Se nos restringimos à etimologia, podemos ficar confusos quanto ao que significa aceitar ou negar a existência de deuses. Por isso, torna-se fundamental fazer menção a práticas e ideias que acompanham ou constituem certas crenças. Tal como há variações marcantes em como as pessoas aceitam a existência de deuses, decerto há variações no ser ateu. Sugeri alguns padrões de conduta que são frequentes entre os ateus que eu conheço, e tentei, com algum custo, definir em poucas palavras o que eu entendo por “ateísmo”. Não quero pensar que minhas sugestões e definição são definitivas; espero que colegas possam me ajudar a ajustá-las ao longo do tempo.
Ao final, arrisquei-me a falar sobre a páscoa e sobre como um ateu poderia lidar diante dessa ocasião. Devo ressaltar que aquele trecho não se tratou de prescrições, mas de sugestões ou possibilidades de ação que vislumbrei a partir de experiências próprias, de relatos de alguns colegas e de leituras que fiz. Ateus não precisam se posicionar a favor do aborto, do casamento homossexual e da abolição de crucifixos em repartições públicas, e não precisam necessariamente ser delicados e respeitosos para com os religiosos. Contudo, creio que a força de um grupo pode crescer na medida em que certas posturas básicas são incorporadas. Não estou certo sobre que posturas seriam essas, mas desconfio que o ceticismo e o humanismo são bons candidatos.
Você é ateu — orgulhe-se daquilo em que você acredita, e não daquilo em que você descrê. E, também, aprenda a respeitar o fato de que as pessoas com ideias contrárias às suas não chegaram a suas conclusões em um vácuo. Na verdade, há motivos mais profundos para elas endossarem tão veementemente entidades sobrenaturais, e tais razões nem sempre podem ser reduzidas à estupidez (Myers, 2011).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sacha Grey...estrela pornô.

Ejaculação precoce...um pouquinho atrasado,mas...

Ejaculação Precoce #92 13 Por: Will Farias ⎯ Em: Ejaculação Precoce ⎯ 07 de abril de 2012
Há o feriadão… Nada mais justo que curtir o fim de semana prolongado com os amigos, a família, com a cerveja… Pra homenagear um cara que pensou “se eu der a minha vida por eles, eles vão mudar e se tornarem melhores do que são”… É, parece que não 100% como ele tinha planejado. Mas aqui estamos nós. Fielmente lembrando do dia em que Jesus morreu e se transformou chocolate no terceiro dia.
Esse é o Ejaculação Precoce #92! Notícias rápidas, curtas, inférteis ideais para contar no almoço de domingo na casa dos avós… Causando aquele silêncio na mesa.
 - Porquê no Instagram ninguém tira foto de quantas parcelas do carnê do iPhone faltam pra pagar?
- Roberto Justus diz que sua filha não tem problemas… É porque ela não tá na escola ainda.
 - Tempestade causa destruição e mata ao menos 14 na Argentina… Vaticano considera o mais recente milagre de São Pedro.

- Fala galera, tô aqui com Jesus jogando bilhar. Ficou mais fácil pra ele apoiar o taco com esse furo na mão.
- Minha mãe tá há 2 semanas caída na sala fingindo estar morta e em decomposição. Ela acha que vou cair numa pegadinha de 1º d abril dessas.
- Pais falam com você quando você esta com fone de ouvido, como eles vivem? O que eles pensam? Sexta-feira no Globo Repórter.
- Tô assistindo um filme dum menino que descobre que é bruxo e resolve usar a sua magia para o bem… Isso mesmo tô vendo A Paixão de Cristo.
- Método de seleção natural: A pessoa ri de vídeo cassetadas de casamento…
- Acho que a pior parte de ser Jesus é ter que ver a sua morte sendo encenada pelo Thiago Lacerda.
- Prefiro acreditar em Deus do que acreditar que a Wanessa Camargo vai cantar bem um dia.
- Jesus some por três dias e fala “ah, morri e ressuscitei” – todos acreditam. Eu falo que passei 20 min tomando SOMENTE banho e ninguém acredita.
- G1: Jesus volta e morre de leptospirose ao andar sobre a água em SP.

Phil Plait e o Armagedon por asteróides

Projeto Glass do Google no Windows...vai dar merda !!!!

Recentemente o Google lançou esse trailer de um ousado projeto futuro para transformar seus óculos em uma ferramenta de realidade aumentada e interação com a rede:



 E é claro que não demorou muito pra que alguém transformasse o “sonho” em pesadelo:
Fonte:Sedentario&Hiperativo

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa...só aos que merecem !!!

Mensagem de Páscoa de Rick Gervais: porque sou um bom cristão.

O título deste texto pode parecer um pouco enganoso, ou pelo menos enigmático. Naturalmente, não sou um bom cristão como os que dizem acreditar que Jesus era metade homem e metade Deus. Mas certamente acredito que sou um bom cristão comparado com um monte de cristãos que conheço.
Não que acredite que os ensinamentos de Jesus, se fossem seguidos, não fariam desse um mundo melhor. É que eles raramente são seguidos.
Gandhi conseguiu resumir bem isso. Ele disse: “Gosto do seu Cristo, mas não gosto de seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu Cristo”.
Sempre me senti assim, mesmo quando acreditava em Deus. De um modo estranho, sinto que ainda sou um “cristão” muito bom,  que apenas não acredita em Deus.
Muitos cristãos acreditam que pelo fato de acreditar no Deus certo, são automaticamente bons e têm uma passagem só de ida para a vida eterna. Atrevo-me a dizer que suspeito ser essa a razão principal para eles acreditarem. Já ouvi tantos “crentes” dizendo: “Bem, já que não há como ter certeza se há um Deus ou não, é melhor acreditar em Deus do que não acreditar. Sendo assim, se você estiver errado não fará diferença, e se você estiver certo, ganha a vida eterna”. Assim todos ganham.
Este é o conhecido desafio de Pascal. Presume que Deus, se ele existir, recompensaria a fé cega mais que a lógica de viver uma boa vida sendo ateu.
Aliás, para o Deus dos cristãos é tão ruim acreditar no deus errado quanto não crer em deus nenhum. A ideia de outros deuses é certamente ridícula para os cristãos. Tolices sobrenaturais. Como se existisse um Zeus; superstição estúpida, antiga e ignorante. E mesmo que existissem outros deuses (e certamente não existem), então o Deus dos cristãos é o melhor. Mais forte, mais esperto… simplesmente melhor. Ele riria de Zeus e o chamaria de um bêbado grego. (Duvido que Deus seja racista e homofóbico, mas a Bíblia não é clara. Algumas vezes fala sobre amor e igualdade e outras diz que você não deve confiar em certas pessoas, e que deitar com um homem como faria com  uma mulher é algo punível com a morte, um pouco doentio e maligno).
Então lembre. Se você é gay, está “dando pinta para Satanás” (isso daria uma camiseta bastante engraçada).
Jesus era um homem (e se você esquecer toda essa besteira sobre ser metade Deus e acreditar nos atos sobrenaturais atribuídos a ele; era um homem cujas palavras sábias muitas pessoas ainda seguiriam). Sua mensagem era geralmente sobre perdão e bondade.
Estas são virtudes maravilhosas, mas tenho visto elas serem rejeitadas por muitos dos chamados tementes a Deus, quando isso lhes convém. Eles basicamente escolhem o que lhes interessa obedecer do seu “livro de regras”. Tenho visto tanta crueldade e preconceito demonstrado em nome do Cristianismo (e de muitas outras religiões também) que me faz pensar se não há um exagero na leitura seletiva da Bíblia e na reinterpretação das doutrinas.
Deus ou não, se eu pudesse mudar uma coisa para um mundo melhor, seria que toda a humanidade seguisse essa pequena jóia: “Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra”. Garanto a você que nenhuma pedra jamais seria atirada novamente.
Então, talvez devêssemos voltar ao básico, para tentar descobrir como tudo ficou confuso.
Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos são encontrados no Antigo Testamento da Bíblia. Livro de Êxodo, capítulo 20. Eles foram dados diretamente por Deus ao povo de Israel no Monte Sinai, depois que ele os libertou da escravidão no Egito:
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus”.
Então vamos fazer o teste. Quantos desses você já quebrou?
UM – “Não terás outros deuses diante de mim.”
Eu definitivamente não tenho. Excelente. Ganho um ponto.
DOIS – “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
Isso significa, basicamente, não fazer ou adorar uma estátua religiosa ou se prostrar diante isso pensando que é algo santo. Confere​​. Outro ponto para mim.
TRÊS – “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.”
Nunca faço isso. Mas deixe-me explicar algo. A maioria das pessoas pensa que o terceito mandamento significa que não devem usar seu nome como palavrão, por exemplo gritando “Oh, meu Deus!” quando batem o dedinho do pé em vez de “Ah, que m****!”.
Esse não é o caso (embora eu goste da idéia de que Deus prefere que eles gritem “m****” em vez de falar “Deus”. Isso é legal. Mas não).
O mandamento também poderia ser: “Você não deve ter o nome do Senhor teu Deus por ‘vaidade’, por exemplo, quando o seu inimigo é ferido ou derrotado, dizendo: ‘isso é a ira de Deus’, ou quando você ganha um prêmio, dizendo: ‘graças a Deus’.”
Isso é usar o nome dele por vaidade. Sugere que você sabe que Deus o ajudou a ganhar algo porque merecia mais que os outros, ou porque estava do seu lado. Sempre me divertiu a ideia que Deus ganharia como ator favorito no Globo de Ouro, caso concorresse.
De qualquer forma, ganho outro ponto. Acho que a maioria dos não-ateus perderá um ponto aqui.
QUATRO – Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo.”
Antes de pontuar isso, precisamos descobrir o que realmente significa quando Deus nos ordena a santificar o dia de sábado. Nessa compreensão o que vale é a verdadeira intenção da palavra de Deus, não importa que dia da semana celebramos o sábado.
Não havia calendários quando Deus criou os céus e a terra, logo não sei que dia ele começou e terminou. Não deixe que o “dia” torne-se mais importante do que a “intenção”.
Se olharmos para a parte de Os Dez Mandamentos que se refere a isso, Êxodo 20:8-11, parece ser algo bem específico:
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; 10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
De acordo com a Bíblia, Deus mandou santificar esse dia. Mas o que isso realmente significa?
O trabalho é basicamente o que fazemos para ganhar a vida, ou o trabalho que fazemos em casa, ou qualquer trabalho que tomemos parte diariamente. Então, se nunca trabalhamos significa que todo dia seria santo? Não. Isso absolutamente não é ser santo. Em vários lugares na Bíblia somos informados de nossa necessidade de trabalho, que nosso trabalho honra a Deus. Então, basicamente você tem de trabalhar o equivalente a seis dias por semana com um dia de folga.
Eu faço isso. Logo, recebo um outro ponto.
CINCO – “Honra a teu pai e a tua mãe.”
Acho que ganho um ponto se mais alguém ganhar também com esse aqui.
SEIS – “Não matarás.”
Não faço isso. Confere.
SETE – “Não adulterarás.”
Não faço isso. Confere.
OITO – “Não furtarás.”
Não faço isso. Confere.
NOVE – “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Não faço isso. Confere.
DEZ
“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Não faço isso. Confere. Outro ponto para mim.
Nada mau para um ateu.
Eu fiz 10 dentre 10.
E você, como foi?
Mesmo que isso não prove que sou um bom cristão, prova que a Bíblia é um pouco inconsistente, aberta à interpretação e até mesmo um pouco intolerante.
Isso não é característico do cristianismo, para ser justo. E eu gosto de ser justo. Porque ao contrário de TODAS as religiões, sendo ateu, eu trato todas as religiões do mesmo modo.
Tradução: Agência Pavanews


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coleçao Fábulas Bíblicas


1 - Os quatro fracassos de Deus
O deus literário da Bíblia judaico-cristã é um assassino genocida que joga com a humanidade como um sádico tirado dos piores pesadelos. Que ainda existam pessoas que o vêem de forma diferente não é de surpreender a qualquer um que tenha participado de discussões com essas pessoas (crentes que, por acaso, jamais leram a sua estimada Bíblia) que se gabam de ter lido asua suposta "sagrada escritura" alguma vez.
Vamos relembrar alguns fracassos desse deus tonto e trapalhão.
 A Bíblia nos diz que em várias ocasiões Deus tentou eliminar o mal do mundo e deixar a nós humanos, numa espécie de paraíso, onde não haveria dor, doenças ou sofrimentos. Mas ao ler cuidadosamente a Bíblia e analisarmos um pouco a história, nos daremos conta que em todas essas ocasiões, Deus fracassou nas suas tentativas de remendar os problemas que não permitiam ao ser humano viver em absoluta paz. Nem precisa dizer que toda vez que Deus tentou corrigi-los meteu os pés pelas mãos.
1) Adão, Eva e o Éden.
Sabemos que Deus criou Adão e Eva com a intenção de viverem eternamente no Éden; o que me custa compreender é que, se Deus é onisciente (ou seja, que sabe tudo), ao que parece não sabia que Adão e Eva comeriam o fruto da árvore proibida e por consequência pecariam. Esse maravilhoso plano de Deus veio abaixo por um erro dele mesmo.Convenhamos! Não vão me dizer agora que deus não sabia que suas próprias criações eram imperfeitas e pecariam? Para isso é onisciente! Por fim, a verdade é que seu “plano mestre”
fracassou e ficamos nós sem o nosso paraíso terrestre.
2) O Diluvio universal.
Ele voltou a tentar. Ao que parece não lhe agradou a maneira como as coisas estavam indo (como se não soubesse) e decidiu fazer uma coisa brilhante: inundaria toda a Terra, matando assim a todos os seres humanos malvados (e por consequência as crianças e animais inocentes). Genial ideia! Selecionou uma família que, segundo seus padrões, eram boas pessoas e os encerrou em uma caixa, e inundou e assassinou o resto do mundo. Mas algo voltou a sair errado. Pouco tempo depois, o mundo já estava cheio de maldades e assassinatos outra vez. Nada é perfeito.
3) Moisés e a terra prometida.
Ao que parece, após esses dois estrondosos fracassos, Deus se deu conta de que é impossível eliminar por completo o mal do mundo; então decide salvar só a sua tribo favorita: Os Israelitas. Elege um de seus representantes Moisés e lhe diz :
“Tirarei a tua gente da escravidão egípcia e lhes darei a terra prometida”, imagino que com a intenção de que vivam em paz e harmonia pelo resto de sua vida. Depois de milhares de assassinatos, 40 anos no deserto, guerras e múltiplas escravidões como a dos Persas,Mesopotâmia, Roma e mais recentemente os Muçulmanos, ainda hoje os judeus não possuemuma terra própria e livre para desfrutá-la em paz e felicidade. Mais de 3000 anos dessa promessa e nada!... Bem, Deus a prometeu, mas não disse que daria e nem quando.
4) Jesus e o paraíso celestial.
Como nas demais tentativas, fracassou outra vez. Deus, em sua infinita sabedoria, abandonou por completo a ideia de eliminar o mal. (Claro, obviamente era impossível). Porém Deus, todo poderoso, onisciente, onipresente, etc., teve outra ideia.Enviaria seu filho para dizer aos terrícolas que a salvação estava no céu e não na terra e que sua única saída era segui-lo. Nem precisa dizer que meteu as patas pelas mãos novamente, pois seu filho não durou mais que três anos pregando sua mensagem e foi imediatamente executado. Alguns dizem que a chegada de Jesus a Terra era com a intenção de que com sua morte perdoaria nossos pecados. Não entendo que diferencia houve entre os sofrimentos do homem antes da chegada de Jesus e depois. Nada! A morte de Jesus, na pratica, não melhorou em nada a situação do homem e seguimos sofrendo e padecendo dos males de sempre.



PS: O cristianismo é basicamente uma cópia de fundamentos que,por exemplo,o Budismo já pregava 6 séculos antes de Jesus (Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta da transcedência e, por esse motivo, ele rejeitou a noção de que se conquista a salvação implorando para uma deidade distante) e o restante do mito Jesus foi copiado da civilização egípcia (Assistam os vídeos abaixo).Mas,porque o Cristianismo cresceu e o Budismo, não? - Simplesmente porque foi a religião oficial do Império Romano e era imposta aos povos por eles conquistados.E atualmente,outros fatores como:estabelecer a moral cristã ,através do mêdo,como freio para domesticar a sociedade. E o pior,comércio da fé.Não existe nada mais rentável,sem riscos, que vender a salvação no mundo de hoje.

 

 

 


5 Dilemas morais difíceis de responder


On segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevista com a Mulher do Google tradutor

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que é DEUS?

Parte da série "Reflexões sobre a espiritualidade e a ciência", onde o ocultista Marcelo Del Debbio e o cético Kentaro Mori respondem a uma mesma pergunta (a cada post). Para conhecer mais sobre esses dois distintos participantes, não deixe de ler sobre a premissa da série.
[Raph] Tanto na ciência quanto na religião, a humanidade têm se deparado com conceitos que lhes são transcendentes. Tantas foram às interpretações dos deuses ou das leis naturais, que às vezes parece que cada indivíduo tem sua própria visão deles. O que seria então, para você, o conceito de Deus ou de Cosmos?
[Mori] O Cosmos é tudo aquilo que há, para emprestar a definição de um grande sujeito que falou sobre ele na TV. Etimologicamente o conceito ainda carrega a ideia de ordem e harmonia, desde a Grécia Antiga. Acreditar no Cosmos é assim simplesmente aceitar sua definição englobando todo o Universo; e comprovar ordem e harmonia no mundo talvez só requeira uma olhada no céu noturno com estrelas nascendo e se pondo em uma regularidade que transcende a Humanidade, percebida mesmo por nossos ancestrais mais distantes.
Seria tentador e muito politicamente correto igualar este conceito de Cosmos a Deus, de fato o “Deus de Spinoza” a que Albert Einstein se referiu é muito próximo da ideia de Cosmos de que falamos aqui. O que é um pouco menos conhecido é que o Deus de Spinoza não é apenas mais um tipo de Deus, mas um tipo de Deus definido para rejeitar outros deuses, em particular o tipo de Deus mais popular pelo mundo, o Deus providencial das escrituras. Quando Einstein diz acreditar no Deus de Spinoza, ele não está se incluindo na turma das pessoas que acreditam em Deus, ele está se excluindo.
É preciso questionar conceitos tão abrangentes e flexíveis que acabam perdendo todo seu valor
É preciso questionar conceitos tão abrangentes e flexíveis que acabam perdendo todo seu valor. Uma das primeiras coisas que o ser humano fez no Jardim do Éden, de acordo com a fábula, foi dar nomes aos animais, para diferenciá-los. Carl Sagan, em “Os Dragões do Éden”, interpretou esta fábula como refletindo a importância da linguagem, e é irônico que no pós-modernismo exista essa ideia de que todo significado seja relativo, promovendo um ecumenismo que é em verdade aquilo que George Orwell advertiu com o horror da Novilíngua. A transcendência que a ciência natural busca, por exemplo, não é a mesma transcendência buscada pela religião – são em verdade conceitos mutuamente exclusivos. A transcendência religiosa está por definição além daquela perscrutável pela ciência natural, que sempre estará limitada por aquilo que possa ser comprovado e observado no mundo que nos cerca. Na religião, se acredita em algo porque é absurdo, do contrário se estará apenas constatando algo. São palavras iguais, mas com usos e definições muito diferentes. Forçar o entendimento de conceitos mesmo contraditórios como parte de uma única ideia é mesmo parte do Duplipensar de Orwell, o ponto cego onde o raciocínio pode ser extinto.
Um ecumenismo politicamente correto onde “todos acreditam em deus de sua própria forma” é um uso político e totalitário da linguagem. Não, quem acredita no deus das escrituras não pode, ao mesmo tempo, considerar que aquele que acredita em Shiva também acredita em deus, ou que aquele físico que diz acreditar no deus de Spinoza também seja teísta. São crenças explicitamente contraditórias.
A verdadeira tolerância é reconhecer estas contradições e respeitar o direito que cada um tem a suas próprias crenças – e descrenças. O Cosmos em que acredito, a ordem e harmonia no mundo que vejo e comprovo, não é deus. É um conceito que se afirma tanto em si mesmo, quanto pela exclusão de outras ideias, que conheço, mas não compartilho com outras pessoas quem, todavia, respeito.
Eu sou ateu.
[Del Debbio] Para os Hermetistas e Cabalistas, Deus é o Universo. A soma de tudo.
Nada de velhinhos barbudos preocupados com o que você faz com a sua genitália; nada de seres relampejantes ou divindades com múltiplos braços, mas a soma de tudo o que pode ser compreendido dentro deste Universo: galáxias, sóis, planetas, continentes, países, estados, cidades, comunidades, casas e, finalmente, cada indivíduo, que passa a ser o deus criador de suas próprias idéias e de todas as ações conscientes, em um fractal infinito de possibilidades.
Para os hermetistas, “Deus” se divide primordialmente em Sabedoria e Entendimento: duas partes que interagem entre si.
Os antigos chineses chamavam estas partes de Yin e Yang; os gregos de Ordem e Caos; os nórdicos de Gelo e Fogo; os católicos de Anjos e Demônios e os cientistas chamam de Física/Matemática e Evolução. Os Cabalistas chamam estas Esferas de Hochma e Binah.
Hochma (a Evolução, Caos, Yang, Fogo, mutação, o Esperma) é compreendida pelos cabalistas como “Sabedoria” porque está associada à idéia de que a sabedoria vem de descobrir algo novo que não estava lá antes.
Como Deus se manifesta de maneira fractalizada, este conceito pode ser aplicado desde as regras de evolução de Darwin até os memeplexes de Dawkins; pode ser aplicado desde as mutações genéticas que desenvolveram toda a miríade de seres vivos diferentes no planeta (uma mutação faz com que algo novo surja dentro da repetição genética) até as variações físicas responsáveis pela gama de estrelas diferentes no universo e a maneira como as formas das galáxias evoluem dependendo da região do cosmos onde estejam. E pode ser aplicada também a uma criança de dois anos que aprende pela primeira vez uma palavra nova.
Binah (As regras, Ordem, Yin, Gelo, o Imutável, o Óvulo) é compreendida pelos cabalistas como “Entendimento” porque está associada à idéia de que somente entendemos o mundo através do processo científico, de escolha, teste e repetição controlados. Binah é a matemática, a física teórica, as regras rígidas e imutáveis que guiam nosso universo e nos permitem “prever” acontecimentos pela certeza de sua repetição (se nada for alterado). Binah é a escolha de UM universo para trabalharmos. Em outros universos, as regras são outras (em outras cabeças, outras idéias)...
A título de curiosidade, a intersecção simbólica entre estas duas Esferas, Hochma e Binah, é feita através da letra “Daleth” que quer dizer “Porta” (a porta de entrada de um universo maior/Hochma para um universo menor/Binah – do deserto para sua cabana, por exemplo) e representa a própria natureza (o Arcano da Imperatriz no tarot). A partir daí, quando Olhamos para cima, temos Kether (“Deus”), quando olhamos para baixo, temos Daath (“Conhecimento”).
o conceito de “Deus” para os hermetistas depende da escala que você quer trabalhar
Desta maneira, o conceito de “Deus” para os hermetistas depende da escala que você quer trabalhar. O Universo é Deus, mas eu também sou Deus, e o ato de escolher e preparar o meu jantar hoje de noite é Deus; e isso independe de qualquer crença ou descrença. O problema começa quando as pessoas tentam compreender o que é esta grandiosidade de sensações e experiências através do artifício da antropomorfização (dar forma humana a fenômenos naturais) para tentar explicar o que não pode ser mensurável.
A partir deste momento, a definição e imagem de “Deus” varia de acordo com fatores culturais, temporais, artísticos e espaciais: africanos entendiam esta dicotomia Ordem/Caos como Xangô/Iansã e associavam isto à Montanha (imutável) e à tempestade (caótica), Babilônicos tinham Ea (céu azul e limpo) e Lillith (a tempestade), Egípcios tinham Maat (A Justiça) e Ptah (O escriba de todas as possibilidades), Gregos tinham Ouranos e Nix, Nórdicos tinham Ymir (gigante do gelo) e Surtur (gigante do fogo), católicos têm Adão (deu nome para todas as coisas vivas) e Eva (comeu o fruto da árvore proibida e fez com que fossem expulsos do Paraíso), hindus tem Vishnu e Shiva, os thelemitas têm Therion e Babalon... Dezenas de mitos diferentes; mesmas idéias.
O GRANDE problema acontece quando pessoas resolvem transformar Símbolos em Deuses Literais (que, sendo literais, permitem “crença” ou “descrença”) e os manipulam para impor e manter seus poderes econômicos e políticos sobre a população... Mas isto é uma outra história.

Fonte:  http://textosparareflexao.blogspot.com e Sedentariohiperativo.